
Atividade Física reduz riscos de desenvolver muitas doenças
E se alguém lhe dissesse que ser mais magro e saudável está dentro do seu alcance? Parece bom demais para ser verdade? De acordo com uma infinidade de pesquisas, o exercício é o gatilho para uma melhor qualidade de vida.
O exercício regular, além de ajudar na perda de peso, reduz o risco de várias doenças crônicas. Encontrar atividades que você goste e que se tornem parte de sua rotina diária é a chave para uma vida longa e saudável.A lista de benefícios para a saúde é impressionante, e os requisitos são relativamente simples ? basta ter força de vontade e fazê-lo.
Qualquer quantidade de exercício, em qualquer idade, é benéfica. E, em geral, quanto mais você fizer, maiores serão os benefícios. O ideal é uma hora por dia de atividade física. Parece muita coisa, mas não precisa ser feito de uma vez, pode ser feita em etapas curtas (pode ser caminhada, jardinagem e até mesmo uma faxina pesada na casa).
A atividade física é uma parte essencial de qualquer programa de emagrecimento, pois maximiza sua perda de gordura sem perder a massa muscular.
Mas o exercício traz para a saúde, muitos outros benefícios.
Um deles é ajudar a prevenir ou melhorar estas condições:
A atividade regular fortalece o músculo cardíaco; reduz a pressão arterial, aumenta bom ?colesterol (lipoproteínas de alta densidade, ou HDL) e diminui o mau? colesterol (lipoproteínas de baixa densidade ou LDL), aumenta o fluxo sanguíneo, e ajuda o coração funcionar mais eficientemente. Ainda ajuda a reduzir o risco de derrame, doenças cardíacas e pressão arterial elevada.Especialistas sugerem que a quantidade de atividade física, ao invés de sua intensidade, tem maior impacto na melhoria de lipídios no sangue (colesterol).
Os especialistas também dizem que qualquer exercício é melhor do
que nenhum ? embora, quanto mais fizer é melhor.
Em uma análise de 23 estudos, os pesquisadores descobriram que ser ativo reduz o risco de sofrer e morrer de um acidente vascular cerebral. Segundo o estudo, os participantes ativos tinham risco de 20% a menos de derrame do que os participantes menos ativos.
Esta doença está aumentando em taxas alarmantes. A atividade física pode aumentar a perda de peso e ajudar a prevenir e / ou controlar a doença. Perder peso pode aumentar a sensibilidade à insulina, melhorar os níveis de açúcar no sangue e de colesterol, reduzir a pressão arterial ? que são muito importantes para a saúde das pessoas com diabetes.
Em um estudo da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, descobriram que uma rápida caminhada de uma hora por dia pode reduzir o risco de diabetes tipo II em 34%.
Pode ser prevenida ou tratada com exercício junto com uma dieta saudável. Atividade contribui para a redução de massa muscular e aumento de gordura, melhorando assim a capacidade do seu corpo para queimar calorias. A combinação de redução de calorias e exercícios diários é o bilhete à perda de peso. E controlar a obesidade é fundamental, pois é um importante fator de risco para muitas doenças. Reduzir seu índice de massa corporal (IMC) é uma maneira de reduzir o risco de morrer cedo e viver uma vida mais saudável.
Dor nas costas pode ser tratado ou evitado com um programa de atividade que inclui o fortalecimento muscular e flexibilidade. Ter boa postura e um abdômen forte é a melhor defesa do organismo contra as dores nas costas.
Exercícios como caminhar, correr, subir escadas, dançar ou levantar pesos reforça a formação óssea e ajuda a prevenir a osteoporose ou perda óssea freqüentemente vista em mulheres após a menopausa. Combinar uma dieta rica em cálcio e vitamina D com o exercício regular traz resultados ótimos.
De acordo com uma pesquisa feita nos EUA, mostrou que mulheres que fizeram caminhada 4 horas ou mais por semana tiveram 41% menos fraturas de quadril do que aquelas que caminhavam menos de 1 hora
por semana.
Melhorar a auto-estima é um dos principais benefícios da atividade física regular. Durante o exercício, o organismo libera endorfinas que podem melhorar seu humor. A sensação depois de uma corrida ou treino é frequentemente descrito como ?eufórica? e é acompanhada por uma perspectiva de dinamização. O exercício pode ajudá-lo a lidar com o estresse e evitar a depressão e ansiedade.
E estas são apenas alguns benefícios do exercício na sua saúde. Estudos têm sugerido que também pode ajudar com certos tipos de câncer, melhorar a função imune, além de promover um emagrecimento mais saudável e duradouro.