builderall

Benefícios do chocolate escuro / amargo

Estamos próximos à Páscoa e sempre surge aquele medo das tentações que rondam essa data tão deliciosa. Afinal, para todos os lados que olhamos, encontramos ovos de Páscoa, de todos os jeitos e de todos os tamanhos. E para quem adora chocolate, a Páscoa pode ser uma verdadeira tortura por trazer danos para a cintura.


Como muito tem se falado ultimamente, o chocolate amargo é muito benéfico não só para a saúde, como também para quem quer emagrecer, embora seja um alimento considerado calórico. Rico em antioxidantes e outros nutrientes, o chocolate faz o seu metabolismo trabalhar mais e queima a gordura de forma mais eficaz.


Benefícios do chocolate escuro para o organismo


Mas para você entender o quanto o chocolate é benéfico para o organismo, devemos entender quais os seus efeitos sobre o organismo. Um dos grandes benefícios do chocolate escuro é que ele é bom para o coração. Comer um pequeno pedaço todos os dias ajuda a manter seu coração e o seu sistema cardiovascular funcionando bem.


O chocolate escuro também ajuda a reduzir a pressão arterial em hipertensos e ainda ajuda a reduzir em 10 %, o colesterol LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). Além de proteger a sua saúde cardiovascular devido aos flavonoides, o chocolate é um antidepressivo natural pois estimula a produção de endorfinas, como a serotonina, aquela que nos dá sensação de prazer.


Possui outras substâncias como teobromina e a cafeína que são dois alcaloides que funcionam como estimulantes e diuréticos. Além disso, o chocolate escuro contem uma substância chamada Epicatequina, cuja função é aumentar o número de mitocôndrias, responsáveis pela

produção de energia e respiração celular.


Mas o chocolate não engorda?



O chocolate escuro contem gorduras boas que não afetam o seu colesterol e que inclusive podem ajudar a perder peso. Existem três tipos de gordura no chocolate: Ácido oleico, ácido esteárico e ácido palmítico. O Ácido oleico é uma gordura saudável monoinsaturada, a mesma encontrada também no azeite.


O Ácido esteárico, apesar de ser uma gordura saturada, possui um efeito neutro sobre o colesterol, segundo estudos. O vilão mesmo é o Ácido palmítico, um tipo de gordura saturada não muito benéfica, pois ele é responsável por aumentar o colesterol e os risco de doenças cardíacas.


Mas diante de tantos outros benefícios, o ácido palmítico acaba se tornando um pouco irrelevante, pois por ser grande fonte de gorduras monoinsaturadas (MUFA) e antioxidantes, o chocolate amargo e escuro, acaba causando um impacto positivo sobre o organismo e ainda ajuda na perda de peso e no controle do humor.


As gorduras monoinsaturadas tem uma composição química diferente das outras gorduras e assumem um estado líquido à temperatura corporal. Por isso, enquanto outras gorduras têm um efeito de endurecimento no fígado e causam o entupimento das artérias com gordura, com o MUFA ocorre o contrário.


Além de suavizar o fígado, esse tipo de gordura ajuda-o a ter um melhor desempenho no seu trabalho de eliminar toxinas e gorduras, especialmente a visceral, que fica em torno da cintura e culotes. Alguns estudos ainda sugerem que comer chocolate escuro logo pela manhã, deixará seu metabolismo mais rápido e ajudará a queimar gordura durante horas.