builderall

DHEA, o hormônio da juventude

 



Benefícios do DHEA para emagrecer e combater o envelhecimento

Os benefícios do DHEA são muito impressionantes, especialmente para as pessoas que tem acima de 40 anos. O DHEA, cujo nome científico é ?desidroepiandrosterona?, é um hormônio esteróide, produzido pelas glândulas supra-renais, que ajuda a desenvolver a testosterona e o estrogênio, dois hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo de homens e mulheres.


O problema é que depois de uma certa idade, mais ou menos por volta dos 40 anos, sua produção diminui acentuadamente, o que pode causar o processo de envelhecimento, enfraquecimento do sistema imunológico e até complicações na saúde, como aumento de riscos de problemas do coração e até câncer.A suplementação adequada de DHEA, pode ajudar a retardar o envelhecimento e prevenir inúmeras doenças, como câncer, diabetes, artrite, osteoporose, obesidade, infecções virais e bacterianas, hipertensão, ataques cardíacos e insuficiência renal.


O DHEA ajuda a promover o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando inclusive pacientes com HIV. Não é à toa que muitos pesquisadores consideram o DHEA como um ?medicamento milagroso?.

Aumenta o desejo e a disposição sexual


Como o DHEA aumenta naturalmente os níveis de estrogênio e testosterona,ele pode ser um ótimo aliado para as mulheres que estão entrando na menopausa e também para os homens com mais idade, fazendo-os recuperar a libido, disposição sexual e melhorando a fertilidade em casais, com dificuldades de ter filhos.DHEA ajuda a emagrecer e queimar gordura


O DHEA também tem sido eficaz como aliado para o emagrecimento, queima de gordura e aumento da massa muscular magra. Como ajuda a promover a densidade óssea e a síntese de proteínas dos músculos, em consequência, faz com que haja aumento da massa muscular, que por sua vez leva à perda de gordura.


Com isso, ocorre a perda de peso, já que o processo de transformação de gordura em músculo queima calorias. O aumento da densidade óssea também contribui para a saúde dos ossos e prevenção de muitas doenças, entre elas a osteoporose.


Previne doenças inflamatórias


Estudos comprovam que o DHEA ajudam a proteger os vasos sanguíneos, especialmente em pessoas que tem uma dieta rica em colesterol. Também tem também um efeito anti-oxidante e anti-inflamatória, além de ajudar no equilíbrio hormonal e no equilíbrio das taxas de glicose no sangue.


DHEA pode ser muito útil para aqueles que sofrem de doenças inflamatórias como artrite reumatóide e reduzir a inflamação relacionada com doenças auto-imunes como síndrome de fadiga crônica, lúpus e doença de Crohn. Isso ocorre porque o DHEA inibe citoquinas, incluindo um fator inflamatório chamado de IL-6, que contribui para a perda óssea e danos nas articulações.


Outros benefícios do DHEA


O DHEA em doses adequadas promove que o fígado trabalhe corretamente, permitindo assim a redução do colesterol ruim (LDL) no sangue. Pode ser inclusive benéfico para os homens, pois ajuda a reduzir os altos níveis de estresse, melhorando sua qualidade de vida.


Diabéticos também podem se beneficiar com o DHEA, já que ele ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.


Segundo estudos, o DHEA também ajuda no tratamento da síndrome da fadiga crônica e doenças da idade, como dificuldades de memorização, Alzheimer, esclerose múltipla, aterosclerose e alguns tipos de câncer. Também alivia sintomas de depressão, melhora a saúde mental, o humor e a sensação de bem-estar.


Onde encontrar o DHEA


Pode ser encontrado sob formas de cápsulas, cremes e até chás, em farmácias e drogarias especializadas, lojas de suplementos ou de produtos naturais e até pela internet.


Dosagem do DHEA


A dosagem de DHEA, dependerá da prescrição do seu médico, baseados na idade, sexo e tipo de tratamento, após uma avaliação que irá confirmar se você realmente necessita de suplementação do DHEA. O uso de DHEA pode ser usado em diversos tratamentos, como lúpus, depressão, disfunção eréctil, doença de Crohn, insuficiência adrenal ou reposição hormonal.


Pode ser usado para a perda de peso, e nesses casos, a dosagem geralmente é de 25 a 50 mg por dia, distribuídos em duas ou três vezes por dia. Porém, deve-se sempre antes consultar um especialista para saber se você está apto a tomá-lo e qual a dosagem correta, pois em excesso, o DHEA pode trazer efeitos colaterais.


Efeitos colaterais do DHEA


Doses extremamente elevadas de DHEA podem causar danos no fígado e outras complicações como batimentos cardíacos irregulares, aumento da pressão arterial, dores de cabeça e acne. O uso prolongado de DHEA em mulheres, pode trazer distúrbios hormonais, que podem causar alterações menstruais, alterações na voz, perda de cabelo, alterações de humor, aumento de pelos no corpo


Em homens que querem fazer uso do DHAE, devem fazer exame de câncer de próstata antes de iniciar a suplementação. Como o DHEA é convertido em estrogênio e androgênios, alguns usuários podem ter alterações hormonais que podem trazer mudanças ao corpo como sensibilidade mamária e atrofia testicular. Em casos mais raros, podem ocorrer redução de espermatozoides e infertilidade.


É recomendável também, após o início do tratamento, que se realize exame de sangue de 6 em 6 meses, para determinar os níveis de DHAE no organismo para se caso necessário, aumentar ou diminuir a dose. Quando consumido em dosagem correta, o DHEA pode trazer muitos benefícios, entre eles, o combate ao envelhecimento. Devido a essa particularidade, é chamado de o ?Hormônio da Juventude?.


Contra-indicações do DHEA


Crianças e adolescentes têm altos níveis de DHEA, produzidos em seu organismo e portanto não devem tomar DHEA. Adultos com menos de 40 anos ainda possuem níveis satisfatórios de DHEA e portanto devem consultar o médico para verificar se há necessidade de usar o suplemento. Gestantes e mulheres que estão amamentando também devem evitar o DHEA.


Alguns medicamentos também podem ter seus efeitos reduzidos devido ao DHEA, como Hipoglicemiante, tratamento contra o câncer, pílulas anticoncepcionais e TRH (terapia de reposição hormonal), medicamentos para coágulos, tais como a aspirina e heparina, medicamentos para o coração, suplementos de ervas. Por isso, fale sempre com seu médico, antes de tomar o DHAE.