
O verão tá bombando e nada mais justo do que sonharmos com aquele bronzeado dos sonhos, porém sem jamais nos esquecermos dos malefícios que a exposição do sol podem nos causar como queimaduras, sinais prematuros de envelhecimento, manchas solares e câncer de pele.
Portanto devemos tomar as precauções necessárias para evitar riscos desnecessários contra nossa saúde e beleza e assim garantir um bronzeamento bonito e saudável. Veja algumas das nossas dicas para aproveitar o sol de forma segura, não só na praia, piscinas mas como em qualquer lazer ao ar livre.
Uma boa esfoliação na pele antes do bronzeamento, ajudará a garantir uma cor mais bonita. Você pode usar um esfoliante ou uma esponja vegetal para esfregar e retirar as células mortas. Uma vez que a pele estiver esfoliada e fresca, ela ficará mais apta a ter um bronzeado mais uniforme e assim evitar a queima excessiva.
Com os riscos de queimadura e câncer de pele, o filtro solar é um item essencial não só para quem vai à praia como no dia a dia. Temos que estar atentos ao fator (FPS) do filtro solar, pois pessoas com peles mais claras necessitam de um fator mais alto como 50/60. Pessoas morenas claras ou com facilidade de se bronzear podem usar o fator entre 30/40.
Mesmo as pessoas de pele negra ou bem morena, não devem deixar de usar o filtro solar, mesmo que com fator reduzido, pois o câncer de pele não escolhe suas vítimas. Queimadura do sol e vermelhidão na pele também trazem bastante desconforto, portanto não podemos deixar de usar essa proteção.
Não fique um longo período no sol. A cada hora ou meia hora, levante-se para se refrescar, caso esteja na piscina, cachoeira ou mar ou então procure uma sombra fresca para se esquivar dos raios solares. Aproveite a pausa para reaplicar o protetor solar, pois assim a pele ficará mais hidratada e protegida!
Se mesmo com o uso do filtro solar, você ficar queimado pelo sol, procure ficar na sombra para não piorar. Outra dica é tomar um banho frio e aplicar uma compressa fria sobre as queimaduras para amenizá-los. Não se esqueça de aplicar hidratante logo após o banho de sol.
Uma forma de hidratar a pele e impedir as rugas, após o sol é passar óleo de coco virgem. Aplique uma quantidade saudável nas partes mais expostas ao sol e deixe por pelo menos meia hora. Limpe o excesso antes de se vestir. Não saia para se bronzear novamente sem outra aplicação de protetor solar pois senão, o óleo de coco vai fazer você queimar mais rápido.
Um dos efeitos colaterais do bronzeamento em algumas pessoas é o momento que a pele começa a descascar. Uma dica é passar Aloe Vera na pele, pois é um excelente remédio natural para esse tipo de coisa.
Esfregue suavemente sobre as queimaduras e deixe por um tempo. Mantenha a aloe vera na geladeira e passe ela geladinha na pele para refrescá-la.
Chapéu e óculos escuros também são acessórios fundamentais para se proteger do sol. Chapéu estilo panamá é o mais indicado pois fornece uma proteção mais ampla, ao contrário do boné, que deixa orelhas, maçãs do rosto e pescoço à mercê do sol e dos raios UV.
Os óculos com proteção UV, protege os olhos contra a radiação ultra violeta e desta previne diversos tipos de doenças e lesões nos olhos, tanto crônicas como catarata, câncer entre outras, como agudas como queimaduras, infecções e queimaduras.
Apesar do bronzeado ser o sonho de muitas pessoas, devemos ter consciência dos prejuízos que os raios ultra violetas podem causar. Devemos nos proteger diariamente pois o sol é principal inimigo da nossa pele. Ficar no sol frequentemente sem a devida proteção aumenta muito os riscos de câncer de pele, além de causar manchas e sardas indesejáveis que custam a desaparecer.
Além disso, deixa nossa pele susceptível as rugas e flacidez, já que a pele fica mais desidratada. Por isso todo cuidado é pouco. Não pense que se proteger atrapalhará seu bronzeado, muito pelo contrário. É a proteção que garantirá um bronzeado perfeito, sem queimaduras, sem ardência e sem os demais riscos para a saúde.
Beber muita água é essencial quando estiver exposto ao sol. Claro que temos que beber sempre, mas devido à exposição do sol, esse cuidado deve ser maior, pois corremos mais riscos de ficarmos desidratados.