builderall

Dicas para tratar unhas encravadas

 


Dicas para tratar unhas encravadas

Ter unha encravada é muito doloroso e incômodo. É muito importante que se trate das unhas encravadas, pois as mesmas podem agravar e se tornar casos muito mais sérios, necessitando até mesmo de cirurgia.


Uma unha encravada ocorre quando a unha começa a crescer para dentro da pele do dedo. Como a unha empurra a pele, essa região fica vermelha e inchada. Muitas vezes infecciona causando pus e inchaço na área afetada. Unha encravada pode ocorrer em qualquer dedo do pé, mas acontece com mais freqüência no dedão do pé.


O que causa a unha encravada?


? Sapatos apertados

? Cortar as unhas erradamente

? Unhas curvadas ou grossas

? Infecções fúngicas

? Lesão aguda perto da unha

? Artrite

? Sudorese excessiva nos pés

? Hereditariedade

? Obesidade


Como prevenir unhas encravadas?


A prevenção é o melhor remédio para evitar unha encravada. Sempre apare ou corte as unhas corretamente, em linha reta.

Além disso, evite cortar as unhas muito curtas.? Nunca utilize calçados apertados


? Não corte a unha de forma arrendodada e nem muito rente a carne e mantenha sempre a higiene nos pés

? Freqüente uma podologa ou pedicure regularmente


Como tratar unhas encravadas?


? Coloque seus pés dentro de uma bacia com água morna até que as unhas amoleçam. Se preferir acrescente uma pitada de sulfato de magnésio ou óleo de lavanda, ótimos bactericidas e cicatrizantes. Suas propriedades anti-sépticas contribuirão com o processo de cicatrização.

? Após o banho de imersão, desencrave as unhas e corte-as em linha reta.


Jamais corte as unhas de forma arredondada, pois isso facilita que a mesma volte a encravar.


? Mantenha seus pés sempre higienizados e secos. Se houver necessidade embeba um algodão com algum medicamento anti-séptico e passe na área afetada. Use também pomada antibiótica para ajudar a reduzir a chance de desenvolver uma infecção.


? Prefira usar sandálias que mantém os dedos livres. Mas se não puder evitar o uso de sapatos fechados, então escolha sapatos que são fáceis de calçar e que possuem a frente larga, de preferência de tecidos moles. Isso evitará que o sapato pressione a área inflamada, onde está a unha encravada.


? Verifique diariamente e cuidadosamente os sinais de infecção. Procure um especialista em podologia se os sintomas piorarem, especialmente se a dor e o inchaço aumentarem e se houver maior drenagem de pus.


Unhas encravadas além de dolorosas são muitas vezes um problema recorrente, ou seja, pode aparecer diversas vezes, por causa de maus hábitos ou hereditariedade.


? Em casos mais graves é necessário que se procure um podólogo para tratar a unha encravada infeccionada, pois pode haver necessidade de uma pequena cirurgia, onde o médico irá remover permanentemente o canto da unha encravada.