
Nutrição ortomolecular
Comer corretamente e somente o necessário!
Dieta ortomolecular é baseada na idéia de que o uso de substâncias naturais (como vitaminas, aminoácidos , oligoelementos, eletrólitos e ácidos graxos) podem prevenir e tratar várias doenças. Seus praticantes acreditam que um desequilíbrio de nutrientes na alimentação, provoca várias doenças, como aterosclerose , câncer, esquizofrenia e depressão.
A nutrição ortomolecular, cada dia vêm ganhando mais adeptos. Muitos famosos, atrizes e cantores já adotaram este tipo de alimentação porque descobriram seus inúmeros benefícios para a saúde que ajuda a prevenir doenças, garantindo uma melhor qualidade de vida.Além de melhorar a saúde geral, este tipo de dieta ainda pode ajudar a emagrecer e ainda ajuda a manter o corpo em boas condições saúde e vitalidade.
Os alimentos principais dessa dieta são principalmente vegetais, exceto batatas e outros tubérculos, porque eles são muito ricos em carboidratos. Legumes, especialmente quando consumidos crus, contêm uma grande variedade e diversidade de vitaminas, minerais, oligoelementos, fitoquímicos, fibras e outras biomoléculas e substâncias que protegem e fortalecem a saúde.
Outros alimentos recomendados são brotos de alfafa, soja, trigo e brócolis, por sua riqueza de enzimas naturais. Recomenda-se também comer frutas e legumes de cores variadas todos os dias para assegurar a ingestão de vários nutrientes fitoquímicos com propriedades antioxidantes.
Grãos, como trigo, cevada, arroz, milho e seus derivados (pão, biscoitos, granola, massas), deve ser inclusiva e de preferência orgânica. O consumo desses alimentos é altamente recomendado, mas evite excessos, porque muitos carboidratos a partir de qualquer fonte, pode causar distúrbios metabólicos, obesidade e diabetes a longo prazo.
O iogurte natural, baixa ou sem gordura, é aconselhável para conter bactérias benéficas que ajudam a equilibrar a flora intestinal e limpar o cólon, as enzimas naturais e vitaminas, principalmente do complexo B e K, e porisso devem fazer parte da dieta regularmente.
Alimentos feitos com ingredientes refinados como açúcar, farinha branca e óleos vegetais provenientes de tratamento térmico, refinado e hidrogenado parcialmente ou completamente.
Alimentos devem ser consumidos com cautela e moderação são aquelas que contêm grandes quantidades de carboidratos e gorduras. Carnes de vaca, aves e peixes podem ser consumidos com moderação, mas deve-se remover a pele e o máximo de gordura possível.
A dieta ortomolecular oferece muitos benefícios, como o fortalecimento e revitalização das células, tecidos e órgãos do corpo, resultando em aumento da energia e vitalidade, além de prevenir doenças ou melhorar doenças já existentes, promovendo uma boa qualidade de vida.
Além disso, comer corretamente aumenta o desempenho físico e intelectual em todas as áreas da vida. Ajuda até na aparência estética, pois melhora a elasticidade da pele e previne ou retarda o aparecimento de rugas, além de prevenir a calvície, melhorar a força muscular, postura e estética corporal.
Já deu pra perceber que a Dieta Ortomolecular está com tudo não é mesmo?!
Além de oferecer tantas vantagens, ainda pode fazer você secar os quilinhos de forma saudável e definitiva. Só não esqueça de praticar atividade física, pois aí os resultados aprecerão bem mais rápido!