builderall

Farinha de berinjela, seca a barriga e emagrece

 




Farinha de berinjela, seca a barriga e emagrece

A farinha de berinjela tem ajudado muitas pessoas a perder peso e a reduzir a gordura visceral, aquela que fica ao redor da cintura. Além de ser um alimento funcional por ser rico em nutrientes e fibras, a farinha se mostrou eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares e no combate à obesidade, redução do colesterol e controle da diabetes tipo 2, segundo um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


O estudo foi coordenado pela nutricionista Glorimar Rosa que dividiu dois grupos de mulheres com excesso de peso, acima dos 40 anos, sedentárias e com fatores de riscos cardiovasculares como pressão alta, colesterol e triglicérides elevados. Os dois grupos seguiram o mesmo regime, porém o primeiro grupo consumiu 4 colheres de sopa de farinha de berinjela, enquanto que o outro grupo seguiu apenas a dieta.Depois de 2 meses, os resultados forma surpreendentes. Enquanto que o segundo grupo perdeu apenas 3 kg e 3 cm de circunferência abdominal, o primeiro grupo, que consumiu a farinha perdeu 6 kg e 12 cm de cintura.

Veja também:

Benefícios da berinjela para baixar o colesterol e emagrecer

Dieta da berinjela para secar a barriga


Benefícios da Farinha de berinjela


A berinjela, que já foi até discriminada no passado pois diziam que ela causava demência, é na verdade um dos alimentos mais funcionais que existem. É rica em vitaminas A, C e no complexo B, que ajudam a melhorar a visão e as defesas do corpo. Além disso, é um alimento com pouca gordura, rico em água, e sua casca tem substâncias que ajudam a prevenir o câncer.


Apesar de ser rica em sódio, a farinha pode ser consumida sem problemas por pessoas com hipertensão. Além de ajudar a emagrecer, ela regula o funcionamento do intestino, aumenta a sensação de saciedade, ajuda a reduzir a gordura abdominal, o colesterol total e triglicérides, reduzindo assim os riscos de problemas cardiovasculares.


Como promove a redução de peso e gordura visceral, a farinha também acaba reduzindo os riscos de diabetes tipo 2. Ajuda ainda no tratamento de artrite e reumatismo, pois ajuda a reduzir o ácido úrico, substância que em excesso no organismo, causa dor e inflamação.


Farinha de berinjela enxuga a barriga e emagrece!


A farinha concentra 10 vezes mais de fibras que a berinjela e portanto também é eficaz na função intestinal, porém deve ser consumida aliado a um grande consumo de água, para evitar prisão de ventre e constipações.


As fibras ajudam a reduzir a concentração de gordura no sangue e promovem sensação de saciedade.É ainda aconselhável um alto consumo de sucos ou frutas que sejam boas fontes de vitamina C para neutralizar os prováveis radicais livres que a farinha possa liberar no organismo. A berinjela também possui niacina, um nutriente que auxilia as reações bioquímicas responsáveis pelos processos metabólicos de emagrecimento.


A farinha também atua como inibidor de apetite pois suas fibras solúveis absorvem água do organismo e, no estômago, aumentam de tamanho, mantendo a saciedade e inibindo a fome por algumas horas. A farinha ainda tem ação diurética e favorece o funcionamento dos rins, por ser rica em vitaminas do complexo B.


Vale lembrar, entretanto, que a farinha de berinjela só trará bons resultados em emagrecimento, o qual se pode perder até 5 kg em um mês, se você aliar seu consumo a uma dieta balanceada de baixas calorias, além de boa hidratação e vitamina C.


Como preparar e consumir a farinha?


A farinha pode ser misturada a caldos, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes. Recomenda-se o consumo de até quatro colheres de sopa diariamente, duas no almoço e duas no jantar. Veja a receita abaixo da farinha de berinjela:


Primeiramente escolha berinjelas que estejam frescas e que tenham a casca brilhante, livres de qualquer machucado. Corte-as em fatias e as distribua em uma fôrma. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200º C por cerca de 2h15 ou até o legume ficar crocante e ressecado.


Por último, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó, com a consistência igual a da farinha de mandioca. Com 1 kg de mandioca é possível fazer cerca de 100 g de farinha. Guarde em um pote fechado e de preferência na geladeira. A farinha bem conservada, pode durar até 1 ano.


Se não quiser ter esse trabalhão todo, você pode ainda comprar a farinha de berinjela pronta, que já existem de várias marcas em lojas naturais.