builderall

Farinha de Maracujá, bloqueia a gordura e controla a glicemia



Benefícios da farinha de maracujá para a saúde e para o emagrecimento


Além das farinhas de banana verde, feijão branco, berinjela, entre outras, a farinha de maracujá também tem se mostrado com muitos benefícios para a saúde e para o emagrecimento, por ser um bloqueador natural de gordura e por controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea, impedindo picos elevados de glicose.


A farinha de maracujá, ou fibra de maracujá como também é chamada, contem uma boa quantidade de fibras, especialmente a pectina, que ajudam a regular o trânsito intestinal, além de fazer uma verdadeira faxina em relação às toxinas, que acabam deixando nosso metabolismo lento e ineficaz em relação à perda de peso.A pectina, juntamente com outras fibras insolúveis, ajudam também a dar saciedade, pois após ser ingerido, forma um gel no estômago que enche e nos mantem saciados por mais tempo, o que faz com que a fome seja reduzida, contribuindo para a perda de peso. Essas fibras também ajudam a proteger o cólon intestinal.


A fibra de maracujá, também possui vitamina B3, que ajuda no controle da ansiedade, auxilia as funções no sistema nervoso, atua no equilíbrio hormonal, além de ser um ótimo calmante natural. Também reduz os níveis de colesterol ruim, além de reforçar o sistema imunológico e prevenir anemia.


Também é fonte de minerais como cálcio, ferro e fósforo, que fortalecem os ossos e dentes, aumentam a energia, melhoram a oxigenação das células, auxiliando a circulação sanguínea e a memória. É um ótimo alimento para ser consumido por pessoas de todas as idades, especialmente crianças e idosos.


Como consumir a farinha de maracujá


A farinha de maracujá pode ser consumido como a maioria das outras farinhas: Simplesmente dissolvida em um copo de água, ou então misturada a sucos, vitaminas, iogurtes, saladas de frutas, cereais, mingaus ou até mesmo acrescentada em receitas de bolos e pães. Pode ser consumida diariamente e a quantidade ideal é de no máximo 3 colheres de sopa por dia (1 colher 30 minutos antes das 3 refeições).Mas lembre-se que a farinha de maracujá é uma rica fonte de fibras e por isso seu uso deve ser acompanhado da ingestão de água.


Portanto alie seu consumo, com pelo menos 1,5 a 2 litros de água diariamente. Somente estando bem hidratado, que você conseguirá obter todos os seus benefícios, especialmente em relação ao bom funcionamento do intestino e na eliminação mais rápida das toxinas.


Outra recomendação é que se a fibra do maracujá for usada com o objetivo de emagrecer, deve-se aliar a uma dieta hipocalórica e de baixa gordura. Só assim conseguirá resultados satisfatórios na perda de peso e no metabolismo. Também não se deve exagerar no seu consumo, pois devido ao seu alto teor de fibras, pode causar diarreia ou cólicas intestinais.


Onde encontrar a Farinha de maracujá


Você pode encontrar a farinha de maracujá facilmente em lojas de produtos naturais, farmácias, drogarias, lojas online e até em alguns supermercados. como nos exemplos abaixo:


Fibra Sabor

Maracujá em Pó

Farinha de maracujá

pacote 250 gramas

Farinha de maracujá

com colágeno


Receita de farinha de maracujá


Se preferir fazer a farinha em casa, saiba que o processo é simples e muito fácil de fazedr. Veja a receita abaixo:

- Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Após os 20 minutos, lave-os em água corrente.

- Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.

- Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem bem sequinhas. Espere esfriar.

- Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter a consistência de farinha.

- Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.

- Guarde em local fresco e arejado, ou até mesmo na geladeira.


Agora é só consumir a farinha diariamente, de preferência antes das refeições, não se esquecendo de beber bastante água ao longo do dia. Os benefícios só poderemos obter com o consumo regular.