
O segundo trimestre da gravidez chegou e esse período é menos crítico em relação à riscos para bebê, como aborto, por exemplo. Nesse período também, muitas mulheres deixam de sentir mal estar e enjoo, tão constantes no início da gravidez.

Veja também :
Gravidez ? Alimentação nos primeiros 3 meses
Gravidez ? Alimentação no último trimestre
À partir do quarto mês, o alargamento da cintura é mais nítido e com isso surge a necessidade de começar a usar roupas mais confortáveis e soltas. A digestão pode começar a ficar mais lenta e pode ocorrer constipação e prisão de ventre. Por isso é importante uma alimentação rica em grãos integrais e fibras.
Se ainda assim não resolver, converse com o seu ginecologista, para que ele prescreva um laxante adequado. Intestino preso na gravidez deve ser evitada pois pode causar hemorroidas, o que tornará a gravidez ainda mais desconfortante.
Uma alimentação saudável, deve ser seguida por toda a gestação.
Verduras, legumes e frutas frescas, alimentos ricos em fibras e minerais;
Alimentos lácteos, como leite, queijos, iogurtes, ricos em cálcio;
Vegetais doces como cenoura, beterraba e abóbora, ricos em betacaroteno;
Frutas vermelhas e alaranjadas, ricas em vitaminas do complexo B.
Nozes, amêndoas e passas, ricas em gorduras boas e minerais;
Vegetais verdes escuro como espinafre, couve, brócolis, ricos em cálcio e ferro;
Feijões, lentilha e leguminosas, ricos em proteínas e ácido fólico;
Carnes magras, frango , ricos em ferro
Peixes , frutos do mar e linhaça, ricos em ômega 3.
Grãos e cereais integrais como arroz integral, aveia, ricos em fibras e minerais.
* Durante a gravidez, é recomendável que se faça cinco pequenas refeições por dia em vez de três refeições pesadas. Além disso, reduzir a ingestão de açúcar, gordura saturada e sal. Evite excessos alimentares durante a gravidez, pois você com certeza se sentirá pesada e desconfortável.
* É fundamental beber muita água (vai evitar a desidratação, lavar as toxinas do corpo e evitar o inchaço, decorrente da retenção de líquidos). É comum na gestação, sentir muito sono. Tirar uma soneca durante a tarde fará muito bem às grávidas. Vai ajudar a recuperar a energia e disposição.
Entre o quarto e quinto mês de gestação, há um aumento no peso da futura mamãe, que deve ser controlada, evitando que ultrapasse 300 g por semana. Por isso é bom monitorar o peso pelo menos uma vez por semana. Nesse período também é possível saber o sexo do bebê. Com essa informação, fica mais fácil escolher o nome , preparar o enxoval e decorar o quartinho do bebê.
Para evitar o excesso de peso durante a gravidez, evite alimentos de calorias vazias, que não oferece nenhum benefício nutricional, mas oferece quilos a mais na balança. Todas já sabem, mas é sempre bom lembrar: Limite o consumo de cafeína e sal e evite álcool, aditivos químicos, alimentos processados e gorduras saturadas.No sexto mês, é preciso ter cuidado com as anemias, que podem ser de dois tipos: Anemia megaloblástica e anemia ferropriva.
Anemia megaloblástica ( deficiência de ácido fólico ) é mais rara durante a gravidez, mas suas consequências são muito perigosas para a mãe e o feto. Para evitar esse tipo de anemia, basta uma dieta rica em proteínas animais e vegetais, que são as principais fontes de ácido fólico.
Anemia ferropriva ( deficiência de ferro ) é mais frequente durante a gravidez. Portanto, torna-se realmente necessário aumentar a quantidade de alimentos com ferro a partir do quinto ou sexto mês de gravidez.
Durante este período de gravidez, é recomendável que você pratique esportes ou atividade física que não envolva muito esforço, como caminhadas, alongamento, ioga, pilates, hidroginástica.
Exercícios durante a gravidez são importantes pois ajudam na circulação da região periférica, que irá facilitar a saída do bebê durante o parto. E além disso, também ajuda a manter o corpo em forma, facilitando que seu corpo volte ao normal mais rápido e sem flacidez, depois que seu bebê nascer.
Esteja focada na sua alimentação e monitore sempre o seu peso. Á partir do sexto mês, o aumento deve ser de aproximadamente 400 gramas por semana e não mais do que isso. Faltam 3 meses para o bebê nascer e precisamos começar a nos preparar desde já.
Procure aprender técnicas de respiração. Isso é importante para a hora do parto. Curta esse momento, pois é a melhor fase da gravidez. Podemos já sentir os chutes do bebê e ele também já reconhece sua voz. É um bom momento para começar a conversar com ele e cantar cantigas. Vai criar um vínculo entre vocês.