builderall

O Poder do ômega 3

 





Benefícios do ômega 3 e as melhores fontes desse ácido graxo essencial


ômega 3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial pois desempenha um papel importantíssimo no bom funcionamento do organismo. Um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do ômega 3 para o coração, sistema circulatório e inclusive para emagrecer.


Alguns estudos também indicam que o Ômega 3 traz benefícios para o humor, aprendizado e para o sistema imunológico. Ajuda a reduzir o colesterol e triglicérides (gordura no sangue), além de promover o aumento do colesterol bom (HDL), reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares, doenças vasculares cerebral e mortes por ataques cardíacos.Para pessoas que sofrem de artrite reumatoide, caracterizado por dores intensas nas articulações, tomar suplementos de óleo de peixe [EPA + DHA] podem reduzir consideravelmente a rigidez e a inflamação. Consumir ômega 3 durante a gravidez também é muito importante para o desenvolvimento ocular e neurológico do bebê.


Em crianças dom déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o consumo de ômega 3 tem apresentado melhoras dos sintomas, além de melhorar a função cognitiva em crianças. Em pessoas mais velhas, o consumo regular do ômega 3 ajuda a prevenir contra a demência e doença de Alzheimer. O ômega 3 também ajuda na prevenção de certos tipos de câncer como câncer de mama, cólon ou próstata.


Os benefícios do ômega 3 incluem:

Atividade anti inflamatória;

Atividade anti trombos (entupimento dos vasos sanguíneos);

Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e

Redução da pressão arterial.


O ômega 3 também reduz os riscos de desenvolver diversas doenças, como:


Diabetes;

Acidente vascular cerebral (derrame);

Artrite reumatoide;

Asma;

Síndromes inflamatórias intestinais (colites);

Alguns tipos de câncer;

Declínio mental ou demência;

Depressão;

Doença renal;

Osteoporose;

Lúpus;

Câncer;


Benefícios do ômega 3 para emagrecer

Embora seja um tipo de gordura, o ômega 3 é essencial em uma dieta saudável e além de melhorar a saúde cardíaca e cerebral, o ômega 3 ainda pode ser um grande aliado para o emagrecimento, especialmente para as pessoas que mantêm uma atividade física regular, aumentando seus benefícios.

Consumir ômega 3 através de suplementos ou através da alimentação e praticar 45 minutos de exercícios, três vezes por semana, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para os músculos e faz o corpo queimar mais calorias e mais gordura do que as pessoas que apenas fazem exercícios.


Ômega 3 aumenta o metabolismo

O ômega 3 ajudam a produzir hormônios chamados eicosanoides que regulam a digestão e a produção de insulina. Além disso, durante a conversão de carboidratos em gordura, a insulina reduz o armazenamento da gordura, fazendo com que seja usada como fonte de energia. Além disso, os níveis de insulina caem cerca de 50%, quando as pessoas consomem o ômega 3 regularmente.


Os melhores alimentos ricos em ômega 3

O corpo humano não é capaz de produzir ômega 3, tendo que obtê-lo da alimentação. As melhores fontes de ômega 3 são os peixes, algumas espécies possuem maior quantidade.



Peixes ricos em ômega 3

Cavala

Arenque

Sardinha

Salmão

Atum

Bacalhau

Anchovas

Esturjão

Truta do Lago


Vegetais fontes de ômega 3:

Semente de linhaça

Sementes de chia

Castanhas e nozes

Óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola)

Vegetais de folhas verdes escuro



Quanto ômega 3 devemos consumir?

Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 a 3 porções de peixe por semana, mas o ideal é incluir diariamente, outras fontes vegetais de ômega 3 como linhaça, chia, nozes, castanhas, azeite e óleos de canola. Veja abaixo a quantidade ideal de ômega 3 que devemos consumir:


Peixes: Entre 120 g e 150 g, de duas a três vezes por semana. Os melhores peixes são a sardinha, salmão, arenque, atum, anchova ou cavala. Prepare-os assados, cozidos ou grelhados. Não se deve fritá-los, pois este processo destrói o ômega 3. A sardinha enlatada também é uma ótima fonte de ômega 3, além de ser barata.


Linhaça: Só podemos nos beneficiar do ômega 3 da linhaça se a consumirmos triturada na hora, na forma de farinha. Consuma de uma a duas colheres (sopa) diariamente, polvilhando sobre as saladas, adicionando em sucos, vitaminas, iogurtes, cereais ou até mesmo sobre a refeição.


Chia: 1 colher de sopa por dia já é o suficiente para você se beneficiar do ômega 3 contida nessa poderosa semente. Se consome da mesma forma da linhaça, porém a chia tem a vantagem de não precisar ser triturada antes de ser consumida. Possui 8 vezes mais ômega 3 que o salmão.


Óleo de canola: Consuma uma colher (sopa) do óleo de canola na preparação dos alimentos. No entanto, não é indicado para frituras, pois em altas temperaturas pode ocorrer saturação e, consequentemente, a perda de propriedades.


Azeite extra virgem: Consuma uma de colher sopa por dia, no tempero de saladas. O azeite também pode ser levado ao fogo, no cozimento de alimentos, sem perder suas propriedades.


Nozes e castanhas: Consuma 3 a 4 nozes ou castanhas por dia já é o suficiente para obter os benefícios do ômega 3. Não exagere, pois esses alimentos são calóricos.


Cápsula de óleo de peixe: Geralmente se consome duas cápsulas ao dia, 20 minutos antes das principais refeições.



Assista ao vídeo e aprenda sobre o grande poder do Omega 3: