builderall

Porque  que devemos mastigar bem os alimentos?




De que forma a mastigação e a concentração ajuda a emagrecer?

Mastigar corretamente nossa comida ou seja, fazer uma ?mastigação completa? traz uma série de benefícios para a saúde e inclusive ajuda a emagrecer. No entanto, comer rápido demais, praticamente engolindo a comida pode trazer consequências opostas tanto para a saúde como para a balança.


Ao comermos rápido demais, sem prestar atenção ao que estamos ingerindo, acabamos nos excedendo na quantidade de comida, o que consequentemente levará ao excesso de peso. Por isso, independente da vida agitada que leva, procure ter uma mastigação mais prolongada sobre os alimentos que consome.


Sei que a vida moderna nos obriga a fazer tudo correndo, inclusive as refeições, mas tentar mudar esse hábito trará enormes benefícios para você, pois ao mastigar bem os alimentos, a mensagem que vai para o cérebro é que estamos de fato saciados, enquanto que ao comermos apressadamente, a mensagem chega tardiamente ao cérebro, fazendo com que a gente coma mais do que o necessário.


A mastigação completa deve ser aplicada a todos os alimentos de todos os grupos alimentares, mas deve-se dar uma atenção especial aos carboidratos, pois são alimentos ricos em amido e estes tipos de alimentos requerem uma mastigação mais completa para que possam sere melhor digeridos.


Benefícios de uma mastigação adequada:


Melhora a saúde dos dentes e maxilares: A mastigação envolve a musculatura dos maxilares e quanto mais ativos, mais fortes serão. Além disso, a mastigação completa é muito importante para prevenir a cárie dentária e outros males.


Ajuda na digestão dos carboidratos: Como já foi mencionado, a mastigação adequada ajuda na digestão dos carboidratos pois faz aumentar a quantidade de saliva envolvida no processo de mastigar. E a saliva contém Ptialina (ou amilase salivar), uma enzima com pH neutro, ou ligeiramente alcalino que ajuda digerir parcialmente o amido e convertendo-o em glicose.


Facilita o trabalho do estômago: A mastigação completa converte o alimento sólido em uma espécie de mingau, o que ajuda no trabalho do estômago em digeri-la e separar os nutrientes. Quando a comida não é mastigada corretamente, ela poderá permanecer no estômago durante horas, trazendo muito desconforto abdominal.


Mais prazer em comer: A mastigação deve ser lenta pois dessa forma ela proporciona mais prazer e saciedade. Ao comermos mais devagar fazemos com que nossas papilas gustativas percebam melhor o sabor dos alimentos, enquanto que os sucos digestivos ajudam na digestão deles.


Aprecie sua refeição usando todos os seus sentidos


E além do paladar, outros sentidos estão envolvidos como o olfato e a visão, portanto a refeição deve ser feita sem demora, afim de que você apreciar o alimento de todas as maneiras possíveis. Mas para isso é necessário adotar o hábito de comer devagar, eliminando o pensamento de pressa nas horas das refeições.Uma dica que pode ajudar toda a família é que ninguém se levante da mesa até que todos tenham terminado a refeição. Dessa forma, todos se sentirão obrigados a comer mais devagar e mastigar melhor os alimentos.


Concentração na hora da refeição


Concentrar-se em sua refeição ajuda a emagrecer. Pelo menos é o que diz uma pesquisa científica feita recentemente. Ou seja, manter a mente focada em suas refeições pode ajudar a perder peso. Uma alimentação consciente faz com que o seu cérebro tenha tempo suficiente para ?ouvir? o seu corpo.


A alimentação consciente é uma ferramenta extremamente simples, mas muito poderosa pois pode transformar não apenas o que comemos, mas também a forma como pensamos em relação à comida, fazendo com a gente entenda que a hora da refeição é uma hora especial e que deve ser feito com consciência e com muito prazer


São necessários cerca de 20 minutos para o cérebro ?compreender? que a pessoa está cheia, o que significa que quanto mais rápido você come, mais excessos irá cometer na alimentação. Portanto é fundamental concentrar-se na refeição, evitando qualquer outro tipo de atividade que possa te distrair.


Por isso, evite comer assistindo TV, enquanto mexe no computador e também evite falar ou ler durante o almoço, pois essas atividades nos impedem de manter nossa mente focada na refeição e podem custar-lhe alguns quilos extras!


Enfim, os pesquisadores afirmam que para evitar o ganho de peso, deve-se comer devagar e manter a mente em seu sabor, aroma e cor. Isso ajudará a manter o estômago saciado e a fome bem distante, evitando a gula desenfreada.


?Medidas simples, como se afastar do computador ou da TV durante o almoço ou jantar permitirá que a gente perceba melhor o sabor e a textura do que estamos comendo e fará com que a nossa relação com a comida seja muito mais saudável e prazerosa e o melhor de tudo: Nos ajudando a ficar com o corpo esbelto e enxuto.