
Truques infalíveis para disfarçar e acabar com as olheiras
Apesar de aparecerem em homens também, as olheiras parecem perseguir mais a mulherada. Mesmo estando com uma pele cuidada e hidratada elas aparecem firmes e fortes e são grandes vilões que comprometem a beleza da mulheres.
É uma sensação muito ruim acordar pela manhã e se deparar no espelho com aquelas manchas escuras embaixo dos olhos, que dependendo de cada um, pode ir de tons marrons a tons azulados e arroxeados.
Saiba oque causa as olheiras, os tratamentos, como previnir e como acabar com esse vilão que persiste em prejudicar nossa beleza!
As olheiras são resultado da dilatação dos vasos sanguíneos ou excesso de melanina na região dos olhos por diversos fatores externos como ou até mesmo por motivos genéticos.
As causas podem ser muitas como o stress, noites mal dormidas, cigarro, muita exposição ao sol, alergias, falta de nutrientes. A falta de hidratação na região inferior dos olhos também podem piorar o quadro, e somente passando um creme para hidratar já pode melhorar.
Alergias diversas, como a febre do feno, ou até da poeira também podem causar olheiras, pois os olhos ficam muito lacrimejantes e as pessoas que sofrem dessas alergias, acabam coçando muito a região dos olhos. Essa fricção pode dilatar e até romper os vasinhos na região inferior ocular.
Durante a gravidez e menstruação também elas podem ficar mais proeminentes por falta de ferro no organismo. Em alguns casos, as olheiras possuem fator genético e hereditário em outros a razão é anatômica. Algumas pessoas já nascem com a pele mais pigmentada ou com a área ocular mais côncava, os chamados ?olhos fundos?.
Olheiras de cor marrom escura: Se caracteriza pela concentração de melanina na região dos olhos. Tende a aparecer também em pessoas que possuem algum tipo de alergia, como ao pólen por exemplo e também em noites mal dormidas, cansaço e stress.
Tratamento: O tratamento para esse tipo de olheira é mais simples. Às vezes uma boa noite de sono já resolve. Mas se ela é daquelas que persistem, invista numa boa hidratação ou naquelas receitinhas caseiras, como compressas de chá camomila ou chá verde gelado.
Olheiras de cor azulada e arroxeada: Corresponde à pele com vasos profundos azulados visíveis; as arroxeadas, quando há alta concentração de melanina somada ao azul dos vasos aparentes na pele e os olhos muito fundos, que ocorrem por fatores de hereditariedade.
Tratamento: Esses tipos de olheiras são mais difíceis de tratar mas não é impossível.
Vale a pena investir num bom creme para a região dos olhos. Os preços as vezes são salgados, mas compensa pois além de durar muito, os resultados são visíveis.
Compressas de chá gelado e hipogloss também podem trazer bons resultados.
Olheiras pretas com bolsas sob os olhos: Existe um acúmulo de gordura na região inferior dos olhos ou uma retenção de líquidos formando uma sombra na pele, dando a impressão de haver olheira, geralmente ocorre em pessoas acima de 35 anos.
Tratamento: Este tipo de olheira é mais difícil de cobrir com maquiagem. Massagens ou drenagem linfática são excelentes tratamentos para quem sofre com este problema.
As tradicionais receitinhas caseiras também funcionam: água boricada, chá de camomila e chá verde, pepino, batata, salsinha, guaraná. Muitas substâncias naturais possuem real ação calmante e anti-inflamatória, mas o principal é que elas sejam usadas sempre geladas, pois a temperatura fria é a responsável pela constrição dos vasos.
Depois de hidratar bem e passar base para uniformizar a pele, use um corretivo mais claro que o tom da sua pele ou em tons amarelados que também ajudam a disfarçar as olheiras.
Prefira os corretivos líquidos, que ajudam a hidratar a região.
Aplique o produto devagar, dando leves batidinhas com as pontas dos dedos.
Passe o corretivo também no cantinho interno dos olhos e na pálpebra superior.
Finalize com base e pó facial. Só tome cuidado para não exagerar no pó e base para a maquiagem não ficar artificial e acabar evidenciando o que você quer esconder.
Uma dica que os maquiadores dão é a de não utilizar lápis ou rímel preto na parte inferior dos olhos, assim como sombras escuras, pois essas tonalidades ajudam a enfatizar as olheiras.