builderall

Xenoestrogênio ? Quais os perigos para a saúde?



Você sabe o que são os Xenoestrogênios? O nome já indica tudo: Xeno significa estranho e estrogênio é o nome do hormônio especialmente presentes em mulheres, embora homens também tenham em menor quantidade.


Então seria algo como ?Estrogênio estranho?, ou seja, é uma substância química que consegue enganar nossos receptores, que os faz pensar de que se trata de estrogênio, quando na verdade é uma substância muito prejudicial para a saúde.


O que são os Xenoestrogênios?


Xenoestrogênios entram em nosso organismo de diversas maneiras: Através de alimentos, ar, água, contato com diversos produtos que temos na cozinha ou no banheiro, como detergentes, shampoos etc.

Essas substâncias, dentro do organismo, imitam o estrogênio, enganando os receptores (portas por onde o hormônio entra na células), porém ao entrar dentro das células, seus efeitos são nocivos para a saúde a médio e a longo prazo.


Segundo os cientistas, os xenoestrogênios podem ser a principal causa do aumento de mulheres que sofrem com cólicas fortíssimas, assim como doenças que antigamente eram raras e só apareciam em mulheres mais velhas como infertilidade, endometriose, ovários policísticos, câncer de mama, câncer de útero.


O Xenoestrogênio é um fantasma assustador e invisível e muitas vezes não nos damos conta do quão prejudicial ele é, pois ele age lentamente no organismo e nos envenena aos poucos.


Copos plásticos x Xenoestrogênio


Uma das formas mais comuns de ingerir Xenoestrogênio, é ao usar copos plásticos para beber líquidos quentes, como cafés, leite, chás, chocolate quente, etc.


O plástico quando aquecido, libera Xenoestrogênios, portanto, naquele cafezinho que você toma todo dia na empresa, não está somente a cafeína? está também os Xenoestrogênio, que tornam a cafeína fichinha dentre os vilões para a saúde. Quando colocamos uma vasilha plástica com alimentos para aquecer no microondas, também ocorre o mesmo.


O plástico libera os Xenoestrogênio, que inevitavelmente irá contaminar sua comida. Mas por que o plástico libera essa substância? Porque os Xenoestrogenos se originam de todos os derivados do petróleo e o plástico é um deles.


Mas não pára por aí não. O Xenoestrogênio pode estar presente também em carnes de animais alimentados com hormônios do crescimento, pesticidas químicos e herbicidas usados em hortas e agricultura e que acabam vindo à nossa mesa.


Produtos químicos como os de limpeza como detergente, para cabelo como shampoos e Sprays, cosméticos como perfumes e desodorantes e produtos de beleza em geral como esmaltes, maquiagem, batons também podem conter essa substância. A verdade é que estamos cercados por todos os lados.


Apesar dos prejuízos à saúde serem maiores nas mulheres, em homens também pode afetar sua fertilidade, pois reduz a quantidade e qualidade dos espermatozoides além de aumentar os riscos de câncer de próstata.


Xenostrogênio x Gordura


Além de todos esses problemas gravíssimos, tem mais uma: O Xenoestrogênio ajuda a acumular a gordura visceral, aquela gordura resistente, que fica em volta da cintura, pneus e culotes, difícil de perder e que ocasiona diversos problemas de saúde, entre elas a obesidade e os riscos de infarto no miocárdio, além de diabetes tipo 2, colesterol alto e hipertensão.


Mas existem algumas dicas para amenizar a exposição dessa substância em nosso organismo, que também são conhecidas como desestabilizadores do sistema endócrino e assim prevenir desde os sintomas agudos da TPM como também diversas doenças graves.


Veja algumas delas:


1 ? Evite tomar bebidas quentes em copos de plástico.

2 ? Evite aquecer alimentos com filme plástico ou em recipientes de plástico no microondas.

3- Dê preferência à carne orgânica ao invés da carne onde foram usados hormônios do crescimento.

4 ? Dê preferência às frutas, legumes e vegetais orgânicos, que não foram usados agrotóxicos.

5 ? Evite alimentos industrializados, com conservantes, corantes, metais pesados, pesticidas, herbicidas, esteroides, antibióticos, solventes etc.

6 ? Antes de consumir frutas e legumes não orgânicos (com agrotóxicos e pesticidas), lave muito bem, remova a casca e evite comer as sementes.

7 ? Usar outros métodos de controle de natalidade, além pílulas anticoncepcionais. Pílulas anticoncepcionais são feitos com uma alta concentração de estrogênio sintético que pode se tornar tóxica com uso a longo prazo. Use formas alternativas de controle da natalidade sempre que possível.

8 ? Evite beber água diretamente da torneira. Utilize filtros que possam filtrá-la.

9 ? Evite usar shampoo que tenha o estradiol como componente. O estradiol podem conter altos níveis de estrogênio ativo. Verifique o rótulo do frasco de xampu onde contem informações sobre o produto.

10 ? Verifique a lista dos ingredientes do seu protetor solar e raios UV. Pesquisas indicam que certos produtos químicos encontrados em protetores solares podem imitar os efeitos do estrogênio. Cinco produtos químicos que se deve evitar são: benzofenona-3, homosalate, 4-metil benzilideno cânfora (4-MBC), octil-metoxicinamato e octil-dimetil-PABA.

11 ? Evite usar embalagens que contenham ftalatos. Os ftalatos são compostos químicos utilizado ´como aditivo para deixar o plástico mais maleável. Pode ser encontrado em produtos como loções de bebê e até mesmo alguns cosméticos. Verifique a lista de ingredientes para garantir que estes produtos domésticos comuns estão livres desse composto potencialmente perigosos e prejudiciais.

12 ? Diga não a pesticidas e herbicidas. Se você tem jardim e quer manter as pragas longe, use soluções simples e naturais como vinagre e sal misturado com água.

13 ? Para conservar peixes, frutos do mar e crustáceos, muitas vezes são utilizados Xenoestrogênios, especialmente o propil galato, um conservante usado para evitar que óleos e gorduras se deteriorem. O outro é o 4-hexil-resorcinol, usado para evitar a descoloração de camarões e outros peixes.

14 ? Evite usar panelas com teflon. Dê preferência à panelas de ferro, que além de ser menos prejudiciais, são mais duradouras.


Alimentos que combatem a ação do Xenoestrogênio


Como vimos, algumas ações podem diminuir a exposição dessa substância no organismo, porém é praticamente impossível nos livrar dele totalmente já que estamos cercados por ele por toda parte. Uma forma de ajudar o organismo a se livrar dele é através da alimentação.

Mantenha uma dieta rica em fibras

As fibras alimentares se ligam ao excesso de estrogênio e ajudam o corpo a expeli-lo como lixo orgânico. Os vegetais crucíferos e folhosos como brócolis e couve flor também ajudam a combater os efeitos do Xenoestrogênio, devido aos seus fitonutrientes como indol-3-carbinol (I3C).


Mantenha-se hidratado

Tenha uma boa ingestão diária de água, no mínimo de 8 copos por dia. A água ajuda a desintoxicar o corpo, ajuda a filtrar os rins e diminuir a toxicidade do organismo.

Diga não ao cigarro

O cigarro contém uma infinidade de patógenos, entre eles, o Xenoestrogênio.

Álcool com moderação


O álcool estimula o corpo a produzir mais estrógenos, além de interferir na capacidade dos rins de filtrarem os excessos de estrogênio

De olho na balança


O Xenoestrogênio causa excesso de estrogênio no corpo e isso causa ganho de peso e gordura abdominal em homens e mulheres. Uma forma de controlá-lo é manter o peso estável através de uma dieta equilibrada e atividade física. Aliás, se exercitar regularmente também ajuda a manter o equilíbrio hormonal, além de deixarmos mais saudáveis e com o corpo enxuto.



Nota: O conteúdo desse site tem apenas caráter informativo. As dietas e informações contidos nesse site são tiradas da própria internet. Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica. Jamais se automedique ou faça dietas sem antes ser avaliado por um médico.